Pássaros eram criados em cativeiro em residência no bairro Nova Suíça.
Cidadão telefonou para a corporação para a entrega e não ficará detido.
Do G1 Piracicaba e Região
Guarda Municipal recolheu 29 aves após devolução voluntária de morador.
Foto: Wagner Morente/Prefeitura
Também foram recolhidos alçapões e gaiolas.
Foto: Wagner Morente/Prefeitura de Limeira
Pássaros nativos da fauna brasileira eram criados em cativeiro.
Foto: Wagner Morente/Prefeitura de Limeira
A Guarda Municipal (GM) de Limeira (SP) recolheu nesta segunda-feira (10) em uma casa no bairro Nova Suíça 29 pássaros nativos da fauna brasileira que eram criados em cativeiro. Segundo a Prefeitura, trata-se de uma devolução voluntária feita por um munícipe, que fez contato com o Pelotão Ambiental da corporação.
Além dos pássaros, foram recolhidos cinco alçapões utilizados para capturar aves. Entre as espécies recolhidas estão coleirinha, chupim, cardeal, tico-tico-rei, canário-da-terra e sabiá.
O coordenador de Segurança Rural e Ambiental, Angelo Oliveira, disse que a Lei 9.605/98 garante que em casos de devolução voluntária o proprietário não é punido.
“Se a pessoa devolve os pássaros por vontade própria, indica que tomou consciência de não poder caçar mais os pássaros e não fará isso novamente. É diferente do que ocorre quando fazemos a apreensão”, disse. De acordo com Oliveira, qualquer pessoa que tiver aves nativas presas em casa pode fazer a devolução por meio de contato com a GM, que manterá o nome do responsável em sigilo.
Libertação
Os 29 pássaros recolhidos nesta segunda-feira serão libertados após serem avaliados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “O local não será divulgado para evitar que os animais sejam capturados novamente.
A idade estimada dos pássaros é de três a cinco anos”, informou a Prefeitura.