Geebee tinha 29 anos e chegou à África do Sul vinda do Canadá em 1986.
Seu companheiro Wang está transtornado e ‘em luto’, segundo zoológico.
Do G1, em São Paulo


A ursa polar Geebee, de 29 anos, morreu no Zoológico de Johannesburgo neste domingo (12).
De acordo com a Divisão de Parques e Zoológico de Johannesburgo, agora resta um único urso polar em toda a África. Trata-se do companheiro de Geebee, chamado Wang, também de 29 anos. Segundo funcionários do zoo, ele permanece transtornado e “em luto” desde a morte de Geebee.
“Era uma ursa muito velha”, disse a gerente dos serviços veterinários do Zoológico de Johannesburgo Katja Koeppel à AFP. Um urso polar vive entre vinte e trinta anos, quando em cativeiro. Ele é capaz de se adaptar ao calor, comendo menos e perdendo a gordura que o protege do frio nos países nórdicos.
“Acreditamos que Wang seja o último urso polar vivo na África”, acrescentou Katja, afirmando que o zoológico não tem a intenção de substituir a ursa falecida. “Este não é o clima certo para eles viverem, eles se adaptam muito bem, mas não podem se reproduzir”, declarou.
Geebee se adaptou tão bem às latitudes africanas que “preferia estar deitada sob o sol, em vez de estar em seu quarto com ar condicionado”. “Ela gostava de estar ao ar livre, de nadar e se expor ao sol, em vez de permanecer deitada”, relatou Koeppel. A temperatura pode chegar a 35ºC em Johannesburgo durante o verão.
Luto
Geebee e Wang foram trazidos ao zoológico na mesma época, em 1986. Enquanto Geebee veio do Canadá, Wang veio do Japão. “Wang está procurando Geebee e está compreensivelmente muito estressado. Eles ficaram juntos por quase 30 anos e desenvolveram um laço forte entre eles. Vamos monitorá-lo de perto para garantir que ele permaneça ocupado, dando mais brinquedos, agrados e atividiades comportamentais para tentar mitigar o estresse”, disse Katja.