Macacos da noite (“Aotus azarae) são os primeiros primatas – além dos humanos – a demonstrar fidelidade e monogamia.
Do UOL, em São Paulo
Foto: Flickr/by Marc Wisniak/Science
Uma pesquisa publicada na revista Biological Sciences – Proceedings of Royal Society revelou que os macacos da noite são fiéis a suas parceiras. Eles também se importam com a criação dos filhos.
Em 18 anos de observação, os cientistas nunca viram os macacos traírem e testes revelam uma monogamia genética, onde o pai e mãe criam o filho biológico. A fidelidade seria explicada, segundo os cientistas, pelo significante envolvimento do pai na criação da prole.
Os pesquisadores afirmam que a espécie age de modo monogâmico e tem a fidelidade como valor importante. Em 18 anos de observação da espécie, nenhum macaco da noite foi pego traindo a parceira.
Testes feitos apontaram também para a existência de monogamia genética. O conceito indica que pai e mãe que criam os filhos são os pais biológicos e não pais adotivos.
Cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que a fidelidade do casal se deva ao fato dos pais se envolverem profundamente na criação de seus filhos. Eles se responsabilizam por brincar e alimentar os mais novos.