Fêmea chegou ao Refúgio Biológico Bela Vista na tarde desta terça (21).
Animal veio do Pará e a espécie está ameaçada de extinção no Paraná.
21/07/2015 – 18h32
Do G1 – PR

Foto: Itaipu Binacional/ Divulgação

Foto: Itaipu Binacional/ Divulgação
Um filhote de ariranha chegou ao Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na tarde desta terça-feira (21). A espécie está ameaçada de extinção no estado e a expectativa é que ela se reproduza na unidade.
A fêmea, de aproximadamente três meses de vida, veio de Altamira, no Pará, e foram 11 horas de viagem até chegar na cidade paranaense. O animal foi examinado pelos veterinários que atestaram que ele está em boas condições de saúde, apesar da magreza – 3,5 kg.
O Refúgio Biológico Bela Vista tem 363 animais, entre mamíferos, aves e répteis de 61 espécies. A unidade mantém um dos principais programas de reprodução de harpias da América de Sul. De 24 nascimentos de harpias, 18 sobreviveram.
A intenção é repetir o mesmo feito com as ariranhas. A idade reprodutiva da espécie começa aos dois anos e se estende por até 12 anos. Hoje, são 120 ariranhas mantidas em cativeiro no mundo, e menos de 20 no Brasil, conforme a Itaipu.
O animal deve ficar no hospital veterinário do refúgio e vai passar por exames. Também vai precisar se amamentado até começar a comer alimentos sólidos. Depois será levado para o Criadouro de Animais Silvestres da Itaipu e quando tiver 10 meses de idade será levado para ser exposto ao público.
CLIQUE AQUI para notícia original.