
Bagagem inspecionada chegou em Guarulhos em vôo procedente de Portugal
A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, apreendeu em recinto alfandegado do terminal de desembarque internacional do Aeroporto de Guarulhos (SP), 30 répteis, sendo 18 cobras e 12 lagartos. A apreensão no último dia 15, foi feita durante fiscalização de bagagem no voo Air Europa UX57, oriundo de Portugal.
De acordo com auditores fiscais que atenderam a ocorrência, no raio-x foi detectada a presença de produtos orgânicos em duas malas que foram encaminhadas à bancada do Vigiagro para verificação. O passageiro responsável não havia comunicado o conteúdo de suas bagagens e declarou que não sabia o que continham. Abertas as bagagens constatou-se a presença dos répteis transportados em condições precárias, serpentes e lagartos dos mais variados tamanhos e cores foram detectados envoltos em peças de meia feminina, dentro de bolsos nas roupas e em calçados, sendo que duas serpentes se moviam livremente dentro de uma das malas.

Haviam ainda evidencias de violações das normas de bem-estar animal neste caso, pois além de amarrados em peças de roupas os animais foram submetidos a passagem por aparelhagem de raios-x tanto no embarque quanto no desembarque, além de seu acondicionamento no porão da aeronave em temperaturas baixas.

O passageiro foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal para apuração dos crimes e os animais para o Instituto Butantan, como parte dos procedimentos para indiciá-lo criminalmente.
Fonte: Vigiagro/ MAPA